Centralização e descentralização: Saiba diferenciar!

A centralização é uma forma de gerenciamento na qual o poder está concentrado em uma autoridade ou instituição, que é quem fornece as diretrizes que devem ser executadas pelo restante das entidades vinculadas.
A descentralização é uma forma de gestão na qual o poder é exercido por várias autoridades ou instituições.
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O que é centralização?
A centralização é um método de gerenciamento de energia no qual as decisões são tomadas e executadas por uma única autoridade, que pode ser representada por uma pessoa, grupo ou instituição.
O poder é exercido e gerenciado verticalmente, pois o restante das pessoas, departamentos ou instituições estão subordinados à autoridade central.
Recursos de centralização
A centralização tem três características específicas:
Alta concentração de poder em poucas pessoas (às vezes em uma), que é quem toma as decisões e, em muitos casos, as executa.
Quando o poder central não é responsável pela execução das diretrizes, é responsável por ordenar sua execução às pessoas ou entidades subordinadas.
As decisões tomadas em instâncias inferiores devem passar pela aprovação do poder central, uma vez que não possuem autonomia.
Tipos de centralização
Existem dois tipos básicos de centralização: administrativa, referente à concentração do poder do governo, e centralização organizacional, que tem a ver com o gerenciamento do poder nas empresas e organizações.
CENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Nesse caso, as decisões são tomadas pelo poder executivo, que assume a função do corpo central de poder.
Embora existam outras instâncias governamentais, estas estão subordinadas às diretrizes do poder central, incorporadas na figura do Presidente.
CENTRALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL
É o gerenciamento de poder e decisões dentro de uma empresa ou organização fora da esfera pública.
Na centralização organizacional, o gerenciamento de poder recai sobre um departamento ou área específica, liderada por uma pessoa ou grupo de pessoas, que ocupam cargos gerenciais ou de supervisão.
A centralização organizacional é dividida em dois tipos:
·         Centralização departamental : refere-se à concentração de obrigações em um departamento especializado. Por exemplo, o departamento de sistemas cuida de todas as decisões relacionadas à operacionalidade tecnológica da empresa.

·         Centralização de desempenho : é quando um departamento da empresa está localizado em um local geográfico porque é estratégico para suas operações. Por exemplo, quando se decide que o atendimento ao cliente será realizado apenas na filial localizada na capital do país, porque é aí que está concentrado o maior número de clientes.

·         Centralização como aspecto gerencial : nesse caso, as decisões são tomadas pela gerência sênior e outros gerentes ou departamentos apoiam a execução de tarefas.
Vantagens da centralização
Do ponto de vista político-administrativo ou organizacional, a centralização pode oferecer algumas vantagens na tomada de decisões:
·         Como existe uma única autoridade, a comunicação é muito mais eficiente e fluida, pois deriva de uma única fonte.

·         Ao concentrar tantas responsabilidades em uma pessoa ou grupo de pessoas, elas devem ser altamente treinadas academicamente, intelectualmente e emocionalmente para enfrentar os desafios que isso implica.

·         A duplicação de tarefas (várias pessoas ou departamentos trabalhando na mesma solução) é evitada, pois as funções são definidas.

·         Estabelece a ideia de liderança forte, que pode ser estimulante para o resto da organização.
Desvantagens da centralização
A concentração de decisões importantes em um pequeno grupo de pessoas pode gerar algumas consequências negativas que dificultam os processos.
·         Quanto maior a organização, maior a distância entre o poder central e as instâncias subordinadas. Na centralização administrativa, isso pode gerar mais burocracia.

·         Como o poder está nas mãos de um grupo muito pequeno, a operação de outras instâncias é frequentemente negligenciada, gerando problemas de natureza administrativa e frustração entre os subordinados.

·         A alta rotatividade de pessoal pode ser estimulada, pois pressupõe-se que apenas o trabalho realizado pelo grupo de gerenciamento seja importante e que os esforços dos subordinados sejam dispensados.

·         Se o grupo que está no comando falhar ou não for eficiente, ele gera o colapso de toda a organização.
O que é descentralização?
É uma maneira de gerenciar o poder compartilhando-o com outras pessoas, grupos de pessoas, instâncias ou departamentos. Dessa forma, os envolvidos são responsáveis ​​pelas decisões que tomam.
Nesse sentido, a descentralização ajuda a descongestionar o poder central, distribuindo hierarquia, carga de trabalho e responsabilidades.
Com a descentralização, ainda existe um poder central a ser responsabilizado, mas as pessoas ou departamentos envolvidos têm maior autonomia para gerar soluções.
Características de descentralização
·         A autoridade central transfere responsabilidades para instâncias subordinadas.

·         Essas instâncias possuem procedimentos independentes, que não requerem a aprovação da entidade central.

·         As decisões têm natureza participativa.

·         O poder central protege as decisões, mas elas não dependem diretamente dele.

·         A descentralização pode ter diferentes níveis de gerenciamento: de um descongestionamento discreto de energia a unidades 100% autônomas em relação à instância central.
Tipos de descentralização
A descentralização pode ser organizacional ou político-administrativa. Nesse caso, existem vários tipos de descentralização.
·         Descentralização vertical : o poder central delega poderes para instâncias inferiores.

·         Descentralização horizontal : o gerenciamento de energia é distribuído em instâncias com hierarquia igual (ministérios)

·   Descentralização territorial : a tomada de decisão é deixada para uma instituição ou departamento que possui competências em um território (governos, institutos regionais, etc.)

·     Descentralização fiscal : cada entidade administra seu próprio orçamento, é responsável pela prestação de serviços e por seu próprio gerenciamento tributário.
Vantagens da descentralização
A descentralização pode ter vantagens importantes para as instâncias envolvidas em termos de eficiência de recursos. Estes são alguns deles:
·         A descentralização torna a tomada de decisão mais eficiente, uma vez que não é necessária uma longa cadeia de comando e autorização do poder central.

·         A descentralização implica em um nível mais alto de especialização e treinamento dos responsáveis ​​por cada instância ou departamento.

·         Por não exigir a aprovação de uma potência central, as soluções exigem menos burocracia.

·         Os recursos são gerenciados de acordo com as necessidades de cada entidade.

·         Há um nível mais alto de interação e senso de responsabilidade entre os membros da instituição ou departamento aos quais o poder foi delegado.
Desvantagens
Um processo de descentralização mal executado pode ter sérias conseqüências nas organizações em que é realizado, por exemplo:
·         Se não houver comunicação efetiva, é possível que cada instância trabalhe nas mesmas soluções em paralelo, duplicando as tarefas.

·         Se as responsabilidades são muito diluídas e não há acompanhamento do poder central, é possível que os objetivos não sejam alcançados ou que cada instância gere resultados específicos que não estejam alinhados com os objetivos gerais.

·         A falta de treinamento adequado pode levar a falhas na operação do departamento.

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