Ética e moral: Saiba diferenciar!

Qual a diferença entre ÉTICA e MORAL?
A diferença entre ética e moral é que a moralidade se refere ao conjunto de normas e princípios que se baseiam na cultura e nos costumes de um determinado grupo social. Por outro lado, a ética é o estudo e a reflexão sobre a moralidade , que permite ao indivíduo discernir entre o que é certo e o que é errado.
Uma maneira fácil de lembrar a diferença entre moralidade e ética é que a moralidade se aplica a um grupo, como os costumes que devem ser obedecidos para uma boa atuação, enquanto a ética vem da reflexão do indivíduo sobre quais ações são morais e quais não
Ambos os conceitos foram interpretados de diferentes maneiras historicamente, por diferentes correntes de pensamento e até variam de acordo com o campo em que são empregados (moral na religião, ética nos negócios). De qualquer forma, essa interpretação de ética e moral é muito comum hoje em dia.
Resultado de imagem para ÉTICA E MORAL

O que é ética?

Ética refere-se ao estudo e análise da moral para chegar ao próprio pensamento, como indivíduo ou grupo, sobre o que é certo e o que é errado. Assim, cada pessoa pode ter um critério sobre os eventos que ocorrem ao seu redor e se comportam de acordo com seu pensamento.
Então, o conceito de ética pode significar o conhecimento extraído da investigação do comportamento humano ao tentar explicar racionalmente as regras morais .
Embora um indivíduo possa usar sua ética para questionar valores morais e discordar de certas abordagens, ele também pode apoiar e refletir outros valores em sua vida cotidiana. Ou seja, você pode enfrentar esses valores morais ou apoiá-los.
Em outras palavras, a ética é geralmente entendida como um exercício teórico interno , cujo objetivo é definir o que torna algo moral. Por isso, é considerado um estudo da moralidade (prática, externa e socialmente compartilhada).

O que é moral?

Moralidade é o conjunto de valores e regras definidos por um grupo ou cultura em particular, que é comum a todos os seus membros. Assim, a moralidade é o que define como as pessoas devem se comportar no ambiente social.
Esses costumes orientam os julgamentos de cada indivíduo sobre como agir, muitas vezes inconscientemente, de acordo com o que anteriormente era aceito como regra entre um grupo específico.
Quando falamos de moral, as definições do que é certo ou errado dependem de onde o indivíduo está, da tradição, cultura, educação e vida cotidiana.
Se uma pessoa passa a ter um dilema moral sobre sua maneira de agir, desafiando a moral estabelecida, ela pode se encontrar em um momento de reflexão ética sobre a moral de sua sociedade.

De onde vêm os princípios éticos e morais?

A moralidade é um padrão externo que pode ser fornecido por instituições, grupos ou pela cultura à qual um indivíduo pertence. Também pode ser considerado um sistema social ou uma estrutura para um comportamento aceitável.
A ética, apesar de ser influenciada pela cultura e pela sociedade, é composta de princípios pessoais criados e sustentados pelos próprios indivíduos.

Consistência e flexibilidade
A moralidade é muito consistente dentro de um determinado contexto, mas pode variar entre culturas ou épocas.
Por exemplo, algo moralmente aceito na sociedade atual poderia ter sido imoral nos anos 70.
Ética é como o indivíduo reflete sobre uma certa moral, sendo possível que certos eventos modifiquem radicalmente as crenças e valores pessoais de um indivíduo.
Origem do conceito de ética e moral
Grande parte da confusão entre essas duas palavras vem de suas origens. A palavra "ética" vem do latim ético e refere-se a comportamentos, à maneira de ser. A palavra moral vem do latim moralis , que se refere a costumes. Então, originalmente, os dois têm significados muito semelhantes.
A moral e a ética do indivíduo são estudadas filosoficamente há mais de mil anos. No entanto, a idéia de ética como um estudo de princípios e essas condições define e aplica a moralidade é relativamente nova, que remonta ao século XVII.
Exemplo de uso da ética
O conceito de ética é usado quando refletimos sobre a moralidade aceita em uma determinada sociedade, podendo aceitá-la ou questioná-la.
Por exemplo: "O código de ética do partido político conservador estabelece entre seus preceitos que seus membros demonstrarão contra o aborto, independentemente das causas, mesmo que o aborto terapêutico já tenha sido aprovado no país".
Exemplo de uso moral
A moralidade refere-se a certas normas e comportamentos criados e aceitos em um determinado grupo social e pode variar de acordo com o local ou o tempo.
Por exemplo: "Antigamente era imoral que as mulheres usassem calças, mas hoje é moralmente aceito".

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.